
The Reign of Acabe
By Tintim

23 Aug, 2023

ascendeu ao trono de Israel e no trigésimo oitavo ano do reinado de Asa em Judá, torna-se rei de Israel governando por vinte e dois anos(1 Reis 16:29)

Por ser um rei poderoso, fez grandes obras de construção, mas ele fez o que Deus reprova: promoveu a idolatria em Israel

Por causa de sua idolatria , Elias o confrontou e matou todos os sacerdotes idólatras do país. Na volta para casa, contou o que tinha acontecido a Jezabel, que jurou matar Elias.

Por causa do pecado de Acabe, Elias profetizou que não iria chover. Depois de três anos de seca, Elias confrontou Acabe ficou no deserto

Então um profeta anunciou a Acabe que Deus iria derrotar o exército sírio. Acabe obedeceu às ordens de Deus, que recebeu do profeta, e derrotou o rei da Síria em duas grandes batalhas.

Acabe capturou o rei da Síria mas deixou-o viver e fez um tratado de paz com ele. Acabe capturou o rei da Síria mas deixou-o viver e fez um tratado de paz com ele

a vinha de um homem chamado Nabote. A vinha ficava junto do palácio do rei e ele queria usá-lo como uma horta.

Elias profetizou que ele e todos os homens de sua família iriam ser mortos e os cães iriam lamber seu sangue no lugar onde lamberam o sangue de Nabote.

Jezabel percebendo que o rei ficou aborrecido e com raiva por causa de nabote , armou uma cilada para matá-lo. Ela reuniu os anciãos e contratou dois homens malignos para servirem de falsas testemunhas , acusando Nabote de ter amaldiçoado a Deus e ao rei, resultando em seu apedrejamento até a morte

Quando Acabe ouviu isso, ele jejuou e passou a viver com humildade. Por isso, Deus não destruiu sua família durante seu reinado. (1 Reis 21:17-29) Depois de três anos de paz, Acabe decidiu se juntar ao rei de Judá para atacar a Síria. Antes de ir para a batalha, os dois reis consultaram os profetas, que lhes garantiram que iriam vencer. Mas o rei de Judá queria outra opinião.(1 Reis 22:1-7).

De início, Micaías disse que iriam ser vitoriosos, mas o rei insistiu que não mentisse. Então Micaías revelou que era uma armadilha, porque Deus queria que Acabe morresse.(1 Reis 22:8).

Acabe foi para a batalha disfarçado mas uma seta atirada por acaso o atingiu e ele morreu com o ferimento. Os cachorros lamberam seu sangue no lugar onde Nabote tinha morrido, tal como Elias tinha profetizado

Mas Jezabel era uma força a ser reconhecida. Ela tentou resistir aos planos de Acabe, decidida a manter a adoração a Baal viva em Samaria, independente do custo.

Uma batalha silenciosa foi travada entre Acabe e Jezabel. Suas diferenças apenas acentuaram a tensão entre eles, tornando o palácio um campo de batalha intrigante.

No entanto, Acabe estava determinado. Ele começou a desmantelar os templos e altares de Baal, um por um, apesar da resistência de Jezabel.

Acabe humilhou-se diante do SENHOR Deus, pedindo perdão por seus pecados e buscando orientação para retornar Israel ao caminho correto.

Jezabel, no entanto, não aceitou facilmente a derrota. Ela planejou uma rebelião contra Acabe, convocando seus seguidores leais de Baal.

Mas o povo de Israel se uniu em torno de Acabe. Eles estavam dispostos a apoiá-lo agora que ele havia mostrado arrependimento e desejo de corrigir seus erros.

A rebelião de Jezabel falhou e ela foi derrotada. Ela foi banida de Samaria, enquanto Acabe continuava seu esforço para purificar Israel da adoração a Baal.

. Quando Acabe ouviu isso, ele jejuou e passou a viver com humildade. Por isso, Deus não destruiu sua família durante seu reinado.

O rei Acabe tornou-se um símbolo de arrependimento e redenção para o povo de Israel. Mesmo no final de suas transgressões, ele se voltou para o SENHOR Deus.

Durante o resto de seu reinado, Acabe se esforçou para reparar o dano que havia causado. Ele governou Israel com justiça e promoveu a adoração verdadeira ao SENHOR Deus.

O reinado de Acabe terminou após vinte e dois anos de muitas provações e tribulações. Sua história é lembrada como uma lição de arrependimento e fé em Deus.

Os filhos de Acabe seguiram em seus maus caminhos e todos foram mortos. Os filhos de Acabe seguiram em seus maus caminhos e todos foram mortos.

E assim, a história do reinado de Acabe em Israel foi gravada na memória do povo. Uma história de poder, arrependimento e, acima de tudo, a graça de Deus.